quinta-feira, 24 de abril de 2008

"US are the greatest country in the world"

Quem é que ainda crê na afirmação acima? Hardly anyone.
Nos últimos anos, com as duplo mandato do presidente Bush -ou duplo fiasco- foi exposta para o mundo todas as atrofias da grande nação. Territorialmente falando, claro.
Mas especialmente nos últimos meses se vê na TV a cabo brasileira demonstrações de que o barquinho afundou mesmo. É como se siplesmente tivessem perdido o respeito. Com razão.


Prova disso é a nova programão P.I. da Sony Entertainment Television. Tendo como redatores os mesmos criadores de South Park, That's My Bush é uma státira dos antigos sitcoms, onde os personagens atrapalhados estão na verdade dentro da Casa Branca, comandando a nação. No final, risadas, e a já clássica frase que é impossível não bradar junto: "Laura (Bush) someday...I'm gonna punch you in the face!"

"Can't belive he's actually in the White House!"

Lil' Bush é um desenho animado onde os figurões do Estado americano são criancinhas, se metendo em aventuras pela White House. Pequena Condolezza, pequeno Dick Cheney, pequeno Rumsfeld são liderados por Bush filho, supervisionados por Bush-pai, num duplo-sentido de fazer pensar. Interessante notar como as criancinhas já têm inculcadas a mentalidade imperialista, demonstrando o comportamento de crianças mimadas que se sentem superiores, e por isso discriminam outras crianças. Parece que muito não mudou, a não ser pelo poderio bélico.




Por último, The Daily Show Global Edition, com John Stuart, é uma análise contendente da patética política e mídia americana, que deixa furos que mais parecem crateras, sensacionalismo barato mascarando a falta de qualidade da mídia em geral, escândalos sexuais políticos. Todos assuntos recorrentes. É bem verdade que se nota uma pintada de republicanismo por vezes, ironicamente utilizando o "método Michael Moore" de abordagem: utilização de humor e uma boa dose de sarcasmo to prove a point.

A conclusão que se chega é que, de fato, se os US mandam no mundo, estamos sendo governados por idiotas. Por outro lado, massageia o ego do brasileiro. OK, somos ignorantes, mas pelo menos não somos ignorantes com ilusões de grandeza.

Nenhum comentário: