quinta-feira, 24 de abril de 2008

Sindicatos atentos ao desenvolvimento regional

Em Rio Grande existem atualmente sete sindicatos da zona portuária: Bloco, Consertador, Vigia, Conferente, Armadores, Estivadores e Portuários.
A entrevistadora e o entrevistado.

O depoimento a seguir é uma transcrição da entrevista radiogravada com César Wojciechowski, representante do Sindicato dos Portuários.


Sobre a visita do presidente e os novos investimentos na região.
Nós num âmbito geral, como qualquer cidadão, pois pra nós o desenvolvimento da cidade é importantíssimo, mas como sindicato nós trabalhamos para que o desenvolvimento econômico venha também com um avanço social junto. Ainda ontem houve o anúncio do interesse da Petrobrás de investir mais de R$10 milhões na renovação de frotas e construção de plataformas.

Sobre o Cidec-Sul:
É importante a qualificação da mão-de-obra... Infelizmente as autoridades daqui não tiveram (antes) a devida atenção. Esse não é um processo que se dá de hoje pra amanhã, é uma coisa estudada, pensada, houve concorrência pública. Então, havia a necessidade das pessoas responsáveis pelo desenvolvimento do município terem preparado a população com cursos, etc...O curso de mecânica do SENAI antes era no mínimo de dois anos, hoje é de sessenta dias, então nós paramos de qualificar, e foi necessário pessoas de fora virem trabalhar aqui. Até porque nós passamos por um período de neoliberalismo, estagnação e desemprego e a cidade não havia se preparado para essa nova etapa que o governo Lula nos proporciona. Mas agora a cidade foi brindada com grande potencial de desenvolvimento.

Site do Porto de Rio Grande.





Nenhum comentário: