quinta-feira, 24 de abril de 2008

O universitário da ECoS e o que o futuro lhe guarda - Parte 2

Esse foi o tópico do primeiro post desse blog: dentro de uma universidade católica, rumando para uma graduação em Comunicação Social, na cidade de Pelotas, o que passa na mente do acadêmico?

Os relatos a seguir são de duas ex-alunas da Escola de Comunicação Social da UCPel, em entrevista por e-mail:
  • Andressa Almeida Barros, 22 anos - estagiária de fotografia no relacionamento do Ministério Público Estadual, mora há 10 meses em Porto Alegre.
  • Mariângela Fonseca da Paz, 26 anos - estagiária da assessoria de relacionamento do Ministério Público Estadual, mora há 4 meses em Porto Alegre.

Andressa Barros
  1. És formada? NÃO eu não sou formada ainda! buáááááá :~~ e nem tenho previsão certa de qndo serei! afinal não reaproveitaram quase nada de cadeiras da Ucpel na Unisinos e ainda tô lutando para me liberar de mais algumas agora que conheci o coordenador do curso (sim aqui não fazemos a matrícula com o
    "Jairinho" do lado! só conheci o cara pq dei sorte de cair na única matéria que ele leciona!). Affe...¬¬
  2. Independente disso, achas importante ter diploma? Acho que nos dias de hji o diploma é super importante, pq fora os jornalecos do interior (interior meeeeesmo! não Satolep! falo daquelas cidades que o sindicato acha que não vale a pena cair em cima!) tu não consegue ser contratado!!! o que é bom, afinal gastamos um dinheirão pra conseguir o tal canudo né? e não queremos (nem achamos justo!) quem não
    tem, roubar o "nosso" lugar! mas não acho que quem não seja formado tenha menos competência que os demais! até pq tem muito formado que de nada entende!!! é só pq realmente me sinto lesada! (nós humanos somos egoístas mesmo!). Ah tb tem que ver o foco em que a pessoa quer trabalhar,
    cinegrafista por exemplo não precisa ser formado, e assim segue em várias áreas!...
  3. Como a UCPel te ajudou na escolha da carreira e conquista de um emprego? Na verdade qndo eu entrei na facul nem sabia o que queria da vida ( tanto que fazia publicidade!e agora faço jornal!), acontece que na minha primeira aula de fotografia eu simplesmente me encantei com aquilo tudo! e com o laboratório e etc... então decidi que queria aquilo pro resto da vida (mas juro que as vezes eu pergunto se quero mesmo já que acho que eu não levo jeito pra isso!), direto já segui trabalhando no labs de foto
    como tutora, depois virei monitora e continuei até o acordo que teve entre sindicato+ucpel+diário popular para estágios! era umá vaga para fotografia e três para redação, pediram indicação na Ucpel e fui indicada para a vaga! lá fiquei um ano, e logo depois que saí de lá surgiu uma vaga pra estagiar no Ministério Público no setor de relacionamento (assessoria interna! intranet e tal...)eles estavam criando a área específica de fotografia e não tinham ninguém!( fiquei sabendo pela minha irmã que é
    promotora e tem acesso a intranet!) aí fiz o teste + entrevista e cá estou! já fazem 10 meses! então acho que a Ucpel me deu esse empurrão! fazendo o meu nome sair de dentro das paredes do laboratório! :) (ai que saudade enorme!!!!) Ah sim, e com a foto eu descobri que publicidade não tem nada a ver cmgo!e sim, jornalismo!
  4. Estás satisfeita com teu emprego? Se estou satisfeita é difícil dizer, pq agora eu to fazendo assessoria, e não é beeeeeem o que eu quero! eu quero é trabalhar com notícias de verdade! fatos acontecendo! sentimentos! quero muito voltar ao jornalismo impresso! ou ir conhecer o mundo das revistas... he he he essas coisas além de reuniões com chefes de poderes, gosto da adrenalina da coisas que podem acontecer e tu tem que ir pra fazer sem saber direito o que é! (sem contar que tu não precisa estar vestindo terninho trabalhando em jornal!!!!). Então, eu acho tri importante pro meu currículo estar aqui hoje fazendo contatos e tal... gosto daqui, mas não quero pra sempre!
  5. Se pudesse, voltaria a morar em Pelotas ou pretende viver e trabalhar em
    outras cidades? Por quê? Voltar a Satolep... eu morro de saudades das pessoas, dos lugares, da faculdade, dos doces, do pancho, da sorvesucos, etc etc etc... hehehehehe
    mas... pra voltar só se acabar meu trabalho aqui e eu não conseguir mais nada ou então voltar praí com emprego garantido! a cidade não tem campo pra fotografia! e menos ainda fotografia jornalística (mas eu ficaria feliz em voltar pro DP)... na verdade eu vou pra onde surgir oportunidade, se surgir de voltar e eu achar que vale a pena....volto sem problemas! se surgir pra outros lugares...vou! e se for e não for feliz...volto! (nãoque eu seja tão feliz em poa como eu era em pel, mas ainda estou teimando em ficar!).

Mariângela Paz
  1. És formada? NÃO.
  2. Independente disso, achas importante ter diploma? MUITO IMPORTANTE, OU MELHOR, INDISPENSÁVEL. EMBORA MUITAS PESSOAS NÃO DÊEM VALOR AO DIPLIMA DE JORNALISTA, PELO FATO DE PESSOAS Ñ FORMADAS TRABALHAREM NA ÁREA, UM BOM PROFISSIONAL SÓ EXISTE COM DIPLOMA, AQUELE QUE
    CURSA A UNIVERSIDADE, SENDO ASSIM, NOSSA CATEGORIA DEVERIA SER MAIS
    EXIGENTE E MENOS TOLERANTE PARA TARBALHAR NA ÁREA APENAS QUEM SE DEDICOU, NO MÍNIMO, 4 ANOS PARA ENTRAR NELA!
  3. Como a UCPel te ajudou na escolha da carreira e conquista de um emprego?
    A UCPEL ME AJUDOU MUITO NO APRENDIZADO PRÁTICO, FIZ TV E JORNAL, E APRENDI MUITO COM ISSO, E HJ TENHO UMA BOA EXPERIÊNCIA NAS ÁREAS.
  4. Estás satisfeita com teu emprego? ESTOU MUITO SATISFEITA COM O MEU ESTÁGIO NA ASSESSORIA DE IMPRENSA DO MINISTÉRIO PÚBLICO. AMO O QUE EU FAÇO, E AMO MORAR EM POA.
  5. Se pudesse, voltaria a morar em Pelotas ou pretende viver e trabalhar em
    outras cidades? Por quê? NÃO PRETENDO NÃO VOLTAR À PELOTAS. EU JÁ HAVIA SAIDO DE PEL EM 2000, FIQUEI ATÉ 2005 EM CURITIBA, VOLTEI A PEL, VOLTEI A UCPEL, E HJ ESTOU FORA DENOVO. REALMENTE TIVE A PROVA DE QUE FORA DE PELOTAS É BEM MELHOR PARA MIM, POR ISSO NÃO PRETENDO MAIS VOLTAR! APENAS À PASSEIO!


Nenhum comentário: